Proposta de sumário

A pedido da minha orientadora-parceira-amiga, Wlad Lima, fiz, há alguns meses, um sumário comentado da minha pesquisa. Explico: ele contém os títulos dos capítulos e uma breve descrição do que eles deverão conter. Sofridas as devidas alterações, quero compartilhar com vocês o mais recente esboço de sumário que tracei, com alguns escritos contidos nos comentários originais, que permanecem.

Lá vai:

SENHORAS E SENHORES, RESPEITÁVEL PÚBLICO

Desejo apresentar-me enquanto artista-pesquisadora, traçando um breve percurso de formação e contato com a linguagem do clown, para culminar com a escolha do objeto de pesquisa.

1. UM ROTEIRO DE AÇÕES: SOBRE MEU MÉTODO CARTOGRÁFICO DE PESQUISA

Este capítulo introdutório deve esclarecer a metodologia da pesquisa, que inclui o paradigma sobre o qual se assenta, o referencial metodológico, bem como detalhes sobre os métodos de coleta e análise de dados.

2. UMA PALHAÇA NO MEIO DA RUA

O presente capítulo destina-se a falar sobre a figura do palhaço, esclarecendo aspectos que me influenciam.

2.1 O PALHAÇO DE CADEIRA NA CADEIRA DO PALHAÇO

Intenciono falar sobre Bilazinha da Mamãe, minha palhaça, dialogando sobre suas características e meu processo de descoberta de meu clown pessoal, enquanto teorizo acerca disto. Inicio narrando meus primeiros contatos com palhaços, impressões que permeiam desde a infância, até o momento em que conheci o palhaço fora do circo, no teatro, com o grupo Palhaços Trovadores. A seguir, me detenho em uma trajetória pessoal como palhaça, com destaque para minha formação na Escola de Teatro e Dança da UFPA, no teatro popular junto aos Palhaços Trovadores e, mais notadamente, nas ruas de Belém. 

2.2 PALHAÇOS NAS CENAS DA CIDADE

Esta sessão destina-se a falar sobre palhaços e artistas em geral, com notável trajetória na rua, estabelecendo diálogos com minhas experiências.

2.3 O CIRCO SEM LONA: TEATRO DE RUA E ESPAÇO URBANO

Neste capítulo, quero trazer compreensões sobre o espaço urbano e seus fluxos, bem acerca das especificidades do teatro de rua, aproximando-as de teorias que me ajudam a compreender o que ocorre com minha palhaça na rua

3. MAMBEMBEANDO NA RUA-CIRCO

Este é um capítulo mais voltado para as marcas deixadas em mim pela pesquisa de campo.

3.1 QUANDO A RUA ME OLHA

Enfoco, aqui, afetações ocorridas em meu palhaço, no contato com a rua.

3.2 QUANDO OLHO PARA A RUA

Já neste momento, percorro minhas percepções sobre como minha palhaça afeta a rua.

4. MARCAS DO RISO A CÉU ABERTO

Neste capítulo traço minhas impressões e (in)conclusões sobre a pesquisa.

Sugestões? Críticas? Conversa fiada? Fiquem a vontade. estou sempre em movimento. Nunca paro.

Uma resposta to “Proposta de sumário”

  1. Suani Corrêa 29/05/2010 às 15:39 #

    Andréa, eu já te disse e volto a dizer que sua pesquisa está muito interessante. Percebo o teu total entendimento do que vc deseja pesquisar e isto fica claro ao ler teu sumário. O legal de fazer o sumário comentado (eu já chamo de propostas de capítulos)é que ele cerca mesmo o que queremos e o percurso que faremos. No meu caso, apesar de ainda estar em processo, definir os capítulos deu uma guinada na minha pesquisa. Ficou mais direcionada e menos solta, apesar de ainda precisar de funilamento.
    Parabéns mesmo.
    Bjs,
    Suani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: